sábado, 8 de novembro de 2014

2ª Entrega - Plataforma

Saudações, visitantes! Somos o time da Plataforma de Lançamento da Equipe Angstrum, responsável pelo Projeto Integrador deste trimestre.

Temos programado, pelo documento de apresentação do Projeto, a entrega, no dia 10, de 3 componentes do projeto completo:

  • Modelos CAD 3D, utilizando o software SolidWorks©, da plataforma de lançamento e do sistema do foguete;
  • Relatório de Caracterização de Materiais;
  • Relatório de Lançamento Vertical.
Visto que o relatório de Lançamento Vertical será responsável pelo time do Foguete, nossa principal responsabilidade será criar o modelo SolidWorks© de todo o sistema de lançamento e escrever a caracterização de materiais para entregar ao nosso coordenador do curso e orientador do projeto.

Para o modelo em CAD, com a ajuda de um dos membros, a equipe conseguiu produzir o modelo.

Figura 1. Modelo CAD 3D criado pela Equipe Angstrum. Fonte: própria equipe, nov. 2014.
Visando a simplicidade, construímos um sistema treliçado utilizando o PVC para minimizar os gastos. Assim sendo, prezando a praticidade e a fidelidade ao sistema, este é o modelo pretendido de criação.

Para a caracterização de materiais, serão necessárias informações sobre o material que utilizaremos em todo o sistema da plataforma. Como postado anteriormente, o material definido é o Policloreto de Vinila, muito conhecido como PVC, em formato de tubo. Visando a sua análise, a equipe recriou alguns corpos de prova improvisados do tubo de PVC completo, para serem utilizados no Laboratório de Ensaios Mecânicos do SENAI CIMATEC.

Figura 2. Conformação manual de corpos de prova para testes no laboratório mecânico. Fonte: própria equipe, out. 2014.


Porém, levados os corpos criados para a área de testes, percebeu-se que os testes não foram satisfatórios, uma vez que o objeto ficou pouco resistente aos ensaios de tração e compressão ao qual foram submetidos, tendo seus resultados pouco aproveitáveis. O ensaio de flexão do material foi mais consistente, mas ainda há de existir análise com nosso coordenador sobre o aproveitamento do mesmo.

Figura 3. Corpos de prova sendo tracionados no Laboratório de Ensaios Mecânicos do SENAI CIMATEC. Fonte: própria equipe, out. 2014.
Ainda que não sejam mais necessários para relatórios, ainda é de suma importância a realização de uma nova bateria de testes para que possamos, com segurança, caracterizar o material e aplicar o fator de segurança corretamente no sistema da plataforma.

Pretendemos iniciar a construção da plataforma a partir do dia 10, na mesma data das entregas intermediárias. 

Atenciosamente,
Equipe Angstrum.

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More

 
Projeto Integrador | 2014.3 SENAI-CIMATEC - Engenharia Mecânica - |