quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Avanços e Discussões - Foguete

Saudações, caros leitores!Ontem foi realizada a primeira reunião, com o orientador do nosso projeto, o Docente e Coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Senai Cimatec Guilherme Souza.Com o intuito de discutir as ideias, sugestões e metas para a construção e análise da trajetória do foguete. Durante a reunião discutimos alguns dos pontos chaves, para elaborar o projeto de forma planejada e eficaz, que são:

- Definição do material utilizado para construção do foguete.
O material escolhido foi a garrafa PET, que é constituída de um polímero conhecido com Poli tereftalato de etileno. Os fatores levados em consideração para a escolha, foram: Resistência, capacidade de armazenamento,fácil de modelar,leve, baixo custo e facilidade de obtenção por ser um material reutilizado.

- Modo de lançamento.
O método de lançamento foi escolhido,primeiramente, atendendo o apontamento referente a não utilização de combustíveis como propelente para o foguete, por motivos de segurança. Devido a esse fator, foram pesquisados alguns propelentes, porém os que mais chamaram atenção foram: Água + Ar comprimido (Pressão) e Vinagre + Bicarbonato de Sódio (Reação Química). Porém optamos pelo sistema de impulsão de água e ar comprimido, onde será necessário a utilização de uma bomba de ar, para a compressão do ar no interior do foguete.

- Modelagem virtual.
Realizar o desenho mecânico do foguete, através do software Solid Works.

-Conceitos teóricos.
Alguns conceitos foram apontados pelo Docente, afim de estabelecer uma base teórica necessária para realização do projeto a ser construído.Dentre eles, alguns já foram apresentados e trabalhados em sala como: Centro de massa, Lançamento Oblíquo, Movimento uniformemente variado dentre outros,no entanto, alguns conceitos ainda necessitam ser pesquisados e estudados, como: Força de Arrasto, Força de Empuxo, Centro de Pressão, etc. Também foram feitas algumas observações, quanto a estrutura do foguete, que podem impactar nos resultados do lançamento, estes são: tempo de subida e descida, velocidade máxima atingida, a variação de massa durante o voo, a distância percorrida, altura máxima, angulo de lançamento, espaço percorrido com e sem a aceleração de propulsão, comprimento da trajetória, deslocamento do Centro de Massa e Centro de Pressão que vão interferir na estabilidade do foguete, aletas ou cauda que também possuem um papal importante na estabilização do foguete durante a trajetória.

Acredito que tenha sido um reunião muito produtiva, para arrumar, rever e acrescentar ideias referentes ao projeto,tirar duvidas e ter uma noção do que necessita ser feito nessa fase inicial.

Aos leitores,meu nome é Lucas Lourenço integrante do time do foguete e gostaríamos de agradecer a sua leitura, espero que tenham gostado! Qualquer duvida ou sugestão pode ser realizada nos comentários da publicação

Atenciosamente,
Angstrum Engenharia

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More

 
Projeto Integrador | 2014.3 SENAI-CIMATEC - Engenharia Mecânica - |