terça-feira, 21 de outubro de 2014

Especificações Plataforma - Seleção de Materiais

Saudações Leitores! Estamos aqui para dar continuidade ao andamento do Projeto Integrador, agora com as especificações relativas à plataforma. Aqui é Luzia Romero, integrante do time responsável da plataforma. Junto com o time, e em parceria com o time responsável pelo foguete, foram discutidas questões relativas ao material e estrutura determinada para a plataforma. Porém necessitávamos de alguns dados relativos ao foguete.

A partir de pesquisas minuciosas realizadas, chegamos à definição do material que iriamos utilizar para a criação da plataforma. Como critérios para a escolha, foram levadas em consideração também "As orientações para Elaboração do Projeto Integrador", documento responsável pelas orientações referentes ao Projeto Integrador:
 "Requisitos do Sistema: A plataforma de lançamento deverá ser fabricada totalmente em material polimérico ou cerâmico, ser capaz de suportar os lançamentos sem tombar ou romper e deverá ser sustentada por uma estrutura treliçada. A plataforma poderá ser afixada ao solo para a execução dos lançamentos. [...]
 Prova de Eficiência Estrutural – para esta prova, a Plataforma de Lançamento será submetida a uma carga equivalente às suas solicitações operacionais máximas majoradas por um fator de 3 vezes. Caso o sistema resista, será calculado o Coeficiente de Eficiência Estrutural, que é a relação entre a carga aplicada e a massa total da Plataforma de Lançamento."

Com isso, foi definida a utilização do Policloreto de polivinila, popularmente conhecido como PVC. Nosso projeto se sustenta a partir dos seguintes parâmetros:

Confiabilidade,

Como a capacidade de manutenção do funcionamento em rotinas de trabalho repetidas. Para nosso caso, o lançamento contínuo de foguetes em garrafa pet, além de resistências a adversidades (climáticas, por exemplo).

Durabilidade,

Representada pela capacidade de duração do produto. Considerando o esforço rotineiro pelo qual a plataforma de lançamento será requisitada, esse ponto foi relevado com extrema importância pela equipe.

Sobre o Material

PVC (Policloreto de Polivinila) é um polímero, representado por:
 (C2H3Cl)n
onde n é o número de monômeros, sabemos que a presença de cloro na cadeia torna-o um dos polímeros mais versáteis, também responsável pelo caráter anti-chamas. O Policloreto de polivinila é um polímero termoplástico¹ ideal para as condições ambientais adversas e as que ele estará sujeito. É quimicamente inerte: não afetado por ácidos, bases e soluções aquosas, o que volta a confirmar a sua confiabilidade e durabilidade.

Tem também como características Gerais

• Leve (1,4g/cm³), facilita o manuseio e aplicação;
• Resistente à ação de fungos, bactérias, insetos etc;
• Resistente à maioria dos reagentes químicos;
• Bom isolante térmico, elétrico e acústico;
• Sólido e resistente a choques;
• Impermeável a gases e líquidos;
• Resistente às intempéries;
• Não propaga chamas, é auto-extinguível;
• Reciclável
• Fabricado com baixo consumo de energia.

Além dos benefícios de sua utilização, por sermos uma empresa que tem uma grande responsabilidade ecológica também nos preocupamos com o que será feito após o término da vida útil do nosso produto, ou seja, o que será feito com o material de descarte. O Policloreto de polivinila é um material reciclável e esse foi um dos fatores determinantes para sua escolha que tem como simbolo de reciclagem demonstrado na Figura 1.

Figura 1. Simbolo de Reciclagem do PVC
O PVC utiliza menos petróleo que é um recurso natural não renovável, A alta concentração do cloro permite a mistura do PVC, com vários tipos e quantidades de aditivos, possibilitando a versatilidade nas formulações.

¹ Termoplástico é um plástico (polímero artificial) que, a uma dada temperatura, apresenta alta viscosidade podendo ser conformado e moldado.

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More

 
Projeto Integrador | 2014.3 SENAI-CIMATEC - Engenharia Mecânica - |