Como já descrito anteriormente, nossa empresa é responsáveis pela construção de um Projeto de Equipamento de Passagem de Cabo-Guia a Longas Distâncias Utilizando Foguete de Garrafas Plásticas Reaproveitadas, e nosso time é responsável pela base treliçada . Porém com a construção da base proposta anteriormente (ver postagens anteriores), associada a angulação calculada pelo time do foguete, obtivemos alguns contratempos que nos levaram a conclusão de que uma modificação no projeto afim de melhora-lo seria mais conveniente.
Após algumas discussões, pesquisas e análises sobre os materiais que fizemos testes, concluímos que para as solicitações, o material mais adequado é o palito de picolé (teste na Figura 1) Projetamos um novo modelo, que é constituído basicamente de um caixote com estrutura treliçada em "W" , suportando um eixo com ângulo variável. Como poderá ser visto mais adiante
O modelo anterior (que mais tem semelhança com uma trave de futebol) parecia conveniente , pois o ângulo encontrado pelo time do foguete foi de 55°, portando em conjunto de uma canaleta acoplada atingiriamos esse angulo facilmente, porém depois de cálculos futuros mais confiáveis , encontramos outro ângulo de disparo de 85°, esse valor dificultaria a utilização do primeiro modelo de base, pois a canaleta se inclinaria muito, consequentemente praticamente nenhuma força seria exercida sobre a plataforma.
Com o novo modelo, foi solucionado o problema do direcionamento, visto que a parte superior e triangular é atravessado por um eixo capaz de se posicionar em diversos ângulos principalmente o de 85° (angulo encontrado pelo time do foguete).
A mudança no material ocorreu para evitarmos um super dimensionamento da plataforma,visto que segundo nossos testes o pvc resiste mais do que o suficiente. Foram realizados cáculos de quanto resistia e onde seriam exercidas as forças o nosso modelo pronto pode ser visto na Figura 2. . .
Figura 1: Relatório de Ensaio ; Palito de Picolé |
![]() |
Figura 2: Vista Frontal da Base de Lançamento |
![]() |
Figura 3: Vista Lateral da Base de Lançamento |
Nossa base foi projetada com o intuito de sofrer forças principalmente nas extremidades, o fato dela ser simétrica facilita, visto que o que se aplica de força em um lado se aplica no oposto. Por isso calculamos a força atuantes em um lado desta. Outro fator determinante para a forma de nossa plataforma foi a simplicidade, pela força a qual ela seria solicitada não necessitar de grandes estruturas que somente acarretariam um acréscimo de massa e complexidade desnecessário.
Com isso concluímos nossa base com sucesso.
Com isso concluímos nossa base com sucesso.
0 comentários:
Postar um comentário